Menu

Renata Maranhão

RenataPerfilRenata Maranhão é jornalista, apresentadora, conservacionista e empreendedora. Nos 10 anos em que esteve na Rede Tv! (2003 - 2013), comandou o Leitura Dinâmica e o Good News, além de apresentar os principais jornais da casa. Pioneiro na apresentação sem bancada, o Leitura Dinâmica possibilitou à apresentadora deixar sua marca pessoal, com linguagem  coloquial e descontraída. Ao entrar no Good News, Renata teve a oportunidade de se enveredar em outras áreas do jornalismo, como geração de pautas, produção, captação de conteúdo, edição de imagem e texto. Em paralelo, sempre escreveu para diversos impressos e hoje é possível ler seus textos na revista de bordo da Avianca.

Conquistou público e crítica, além de prêmios como Troféu Dia da Imprensa - melhor telejornal, pelo Leitura Dinâmica, Personalidade 2007 e 2008, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Prêmio Comunicação e Destaque, como símbolo de Credibilidade no Dia Internacional da Comunicação, pela Associação Paulista de Imprensa (API).

Transitar na mídia eletrônica e impressa a transformou numa jornalista experiente e completa.

Renata também se dedica à preservação ambiental, animal e ao mergulho - que a levou a levantar a bandeira dos tubarões na luta contra a extinção. A paixão à causa nasceu de mergulhar lado a lado do bicho (ou vários deles) para vê-los no habitat natural, antes de só ser possível serem vistos em aquários. Por vezes utilizou suas férias para produzir reportagens sobre o tema, aproveitando viagens ao México e Fernando de Noronha para fazer entrevistas e captar imagens em terra, ar e mar, e tentar desmistificar o tubarão como inimigo e expôr sua fragilidade no ecossistema. 

Em 2014 abriu a RM 360º,  com atividade dirigida à serviços de comunicação multifacetada, com Assessoria de Imprensa, Consultoria em Comunicação e Conteúdo Inteligente para Mídias Sociais. Com mais de 25 anos trabalhando na mídia, adquiriu conhecimento e network suficientes para fazer um trabalho diferenciado, sabendo, inclusive, quais são as expectativas de um cliente, uma vez que ela mesma já esteve deste lado.

De 1989 a 2003, Renata Maranhão participou de mais de 400 campanhas publicitárias na tv para produtos de primeira linha. Sua desenvoltura à frente das câmeras a levou a ser escalada para fazer a Oficina de Atores da Globo. Entre seus colegas de Oficina, estavam Rodrigo Faro, Marcelo Médici, Regiane Alves, Carolina Kasting, Cnthia Benini, André Segatti, entre outros que seguiram carreira na tv. Ao optar por ser apresentadora, logo foi chamada para apresentar um programa na MTV e, em seguida, no site Terra, entrevistando personalidades do mundo da música.  Em 1998 foi apresentadora do programa A Magazine, da Audi, na extinta TV Manchete. Posteriormente, fez sua primeira incursão na Rede TV, em 1999. Em 2003, voltou à emissora para apresentar o TV Esporte Notícias. Daí em diante, não parou mais.